segunda-feira, 14 de março de 2011

Histórias que se cruzam

Todas as quintas-feiras Aila Fernanda, Samara Silva, Francisca Larissa e Romário da Silva se encontram entre sorrisos, conversas, trabalhos e esforços. Eles fazem parte do grupo de arte terapia do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

A arte reabilitação é uma das terapias desenvolvidas no Ceir e utiliza a expressão das diversas linguagens artísticas, em atividades individuais e em grupo, visando ao desenvolvimento das potencialidades dos pacientes, que são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, oferecendo recursos clínicos para adaptação, readaptação e reabilitação da pessoa com deficiência física.




Em meio às atividades de reabilitação no Centro, muitas histórias se cruzam, como as de Samara, Romário e Francisca Larissa.

Samara conta que teve AVC hemorrágico em 2007, quando tinha treze anos. A adolescente faz tratamento no Ceir e sonha um dia poder trabalhar no Centro como recepcionista, contribuindo com o atendimento da instituição. 


Também é bonita de se escutar a história de Romário, sinônimo de persistência e comprometimento. O garoto de 18 anos foi diagnosticado com paralisia cerebral aos sete meses de idade. Como consequência, a doença afetou o seu sistema locomotor e a fala. Para Romário, essas restrições nunca foram maiores que a vontade de superação.

Aos oito anos, Romário descobriu a paixão pela capoeira e desde esse período a mãe afirma que o garoto não faltou a nenhuma aula, já que é muito comprometido com o esporte. “Dentro do grupo ele que cuida da parte de comunicação. Divulga tudo na internet e é totalmente apaixonado pela capoeira”, declarou dona Vanildes, mãe do esportista.


Quer conferir todas essas histórias? Então CLIQUE AQUI e leia a matéria no nosso site. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos um blog do bem e queremos apenas partilhar o dia-a-dia da reabilitação de pessoas com deficiência física e/ou motora. Se você quer colaborar com essa troca de experiências, seja bem vindo. Comentários ou termos chulos e/ou agressivos serão removidos.