quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Ceir Móvel transforma vidas

Confira trechos da super matéria do Jornal Meio Norte, na edição desta quinta-feira (4), sobre o Ceir Móvel.


Centro de referência no atendimento de pessoas com deficiência, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) está ampliando seu alcance. Esta semana foi inaugurado o Ceir Móvel, que pretende levar até os locais mais distantes do Piauí o serviço elogiado em todo o país.

O pequeno Miqueias Rodrigues têm apenas três anos de vida mas já comemora uma progressiva vitória.Ele, que nasceu com mielomeningocele, uma má formação congênita da coluna vertebral, hoje caminha graças aos equipamentos adquiridos no CEIR – Centro Integrado de Reabilitação.Os passos do Miqueias representam o trabalho e a referência do Piauí em reabilitação física. Mas as conquistas do CEIR estão prestes a expandir fronteiras e ficar ainda mais próximas de quem precisa.

Na última terça-feira foi inaugurado o CEIR Móvel,projeto que será peça chave na descentralização dos serviços e tratamento de reabilitação. Composto por um micro-ônibus e um caminhão equipados para levar serviços da Oficina Ortopédica do Centro Integrado de Reabilitação para a população do interior do estado, a primeira parada da unidade móvel foi na cidade de Água Branca.

Maria da Glória estava entre esses pacientes que aguardavam atendimento na sede do Centro de Referência em Saúde Raimundo Matos. Vítima de paralisia infantil, ainda aos seis anos de idade ela perdeu os movimentos das pernas e passou a depender de uma cadeira de rodas para se locomover. Hoje, aos 39 anos e com a chegada do CEIR Móvel em sua cidade, Maria pode solicitar uma nova cadeira, feita sob medida para sua necessidade. “Há mais de quatro meses estou sem sair de casa porque minha cadeira de rodas quebrou. Não vejo a hora de recebera nova que deve ser linda”, comemorou.
 
A espera de Maria pela nova cadeira diz respeito à metodologia de atendimento da unidade móvel. Nos municípios,todos os atendimentos foram divididos por diagnóstico. “Nesta primeira visita tiramos as medidas dos pacientes para a fabricação dos equipamentos. Em seguida, após os trâmites legais na Secretaria da Saúde e Sistema Único de Saúde,voltaremos ao município para entregar as peças”, informou Raquel Brito, coordenadora do CEIR Móvel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos um blog do bem e queremos apenas partilhar o dia-a-dia da reabilitação de pessoas com deficiência física e/ou motora. Se você quer colaborar com essa troca de experiências, seja bem vindo. Comentários ou termos chulos e/ou agressivos serão removidos.