terça-feira, 23 de novembro de 2010

Menina de Ouro


A sabedoria popular afirma que as pessoas nascem com vários dons, e descobri-los faz parte do processo da vida. Naiara Maria já descobriu o seu, ou melhor, os seus. O tratamento que iniciou há dois anos no Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), fez despertar duas paixões e talentos que durante os 16 anos de vida nunca tinham sido relevados: a natação e a música.

Por conta do nascimento prematuro, a garota adquiriu paralisia cerebral que afetou os membros inferiores. “Antes eu só andava me arrastando e hoje já estou até conseguindo andar com o andador” explicou empolgada. As saídas eram restritas, Naiara mal saia de casa, só cumpria as obrigações escolares e a televisão era uma das poucas companhias. A vida mudou. O tratamento aumentou a alta estima da jovem, a constante progressão física fez da já simpática Naiara, uma pessoa muito mais sociável.

Menina de Ouro 

Entre as sessões de fisioterapia, psicologia, arte e música, Naiara iniciou a natação. O começo do esporte foi como de qualquer iniciante, aprender a nadar, entender os primeiros nados e apaixonar-se. Duas medalhas de ouro no ultimo campeonato participado, o saldo vitorioso é apenas conseqüência do potencial da atleta. Como afirmou o próprio pai: “Ela só precisava ser descoberta, potencial ela tem!’, finaliza orgulhoso.

“Eu sempre tive vontade de nadar, mas nunca tinha tido a oportunidade, quando cheguei aqui foi uma felicidade encontrar a natação”, declarou a atleta que diz continuar pensando em competições futuras.

Em conjunto com o esporte, a música também apareceu na vida de Naiara. As sessões que visam potencializar a emissão vocal, a musculatura, o desenvolvimento de regiões atrofiadas, a memória e a organização viso-espacial, também apresentaram o teclado para a nadadora. “Hoje eu toco, a musicoterapeuta disse que eu tinha habilidade e eu acreditei”, brincou.

O tratamento 

A fisioterapeuta Lorena Alves acompanha Naiara desde o inicio do tratamento no Ceir e explicou que a paciente já fez duas cirurgias, uma nos tendões e a mais recente, há um ano atrás, de osteotomia de membros inferiores com o intuito de potencializar a locomoção. “Ela é minha menina dos olhos”, declarou Lorena enquanto elogiava o esforço constante, o comprometimento e a força de Naiara durante todo tratamento.

A reabilitação nas sessões de fisioterapia é focada no fortalecimento de membros inferiores, no alongamento dos membros inferiores e no treino de marcha. A família acompanha a simpatia da atleta em tudo, e isso tem um peso enorme nas conquistas já alcançadas pela jovem. “O CEIR mudou muito nossa vida sabe, ela ficou mais desinibida e fez muitos amigos, tanto aqui dentro, como lá fora”, confessa dona Gisele Soares, mãe de Naiara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos um blog do bem e queremos apenas partilhar o dia-a-dia da reabilitação de pessoas com deficiência física e/ou motora. Se você quer colaborar com essa troca de experiências, seja bem vindo. Comentários ou termos chulos e/ou agressivos serão removidos.