quarta-feira, 24 de novembro de 2010

'Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou!'


Foi o encerramento de um ciclo. O sorriso sapeca e entusiasmado de William Carvalho foi por meses a prova da alegria e resultados alcançados pelo garoto durante todo o tratamento no Centro Integrado de Reabilitação (CEIR). Natural de Santa Rosa do Piauí, cidadezinha de pouco mais de 5.000 habitantes localizada na região sudeste do estado, ele recebeu alta do Centro no começo do ano.

Quando chegou à instituição, em setembro do ano passado, o garoto de 10 anos não caminhava e apresentava problemas na fala, consequências de uma má formação congênita. A doença de William foi constatada logo quando nasceu e as sessões de fisioterapia tiveram início quando o pequeno tinha apenas um ano de idade.

Os anos que se seguiram, assim como o tratamento para que o filho da dona-de-casa Rosilene Carvalho da Silva pudesse ter uma vida normal. A vida de mãe e filho mudou quando os dois conheceram o Centro Integrado de Reabilitação, onde o garoto de 10 anos começou a fazer terapias em setembro do ano passado.

A partir de agora, ele não precisará percorrer cerca de 300 quilômetros para ter acesso a um tratamento de qualidade, que permita a sua reabilitação e a sua inclusão. Para isso, ele continuará o seu tratamento em uma das unidades da Rede Estadual de Reabilitação, sediada em Oeiras, cidade vizinha a Santa Rosa.
A Rede Estadual de Reabilitação compreende unidades de fisioterapia espalhados por todo o Piauí e que tem o Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) como o seu coração. As unidades funcionam como núcleos de disseminação de informação e de orientação com relação à mais adequada maneira de procedermos ao atendimento das pessoas com deficiência, através da promoção da saúde, reabilitação adequada e especializada e prevenção das deficiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos um blog do bem e queremos apenas partilhar o dia-a-dia da reabilitação de pessoas com deficiência física e/ou motora. Se você quer colaborar com essa troca de experiências, seja bem vindo. Comentários ou termos chulos e/ou agressivos serão removidos.